top of page

O PATRONO

DSC06820.JPG

Padre Leonardo Nunes nasceu na freguesia de São Vicente da Beira, Concelho de Castelo Branco, Portugal, em data desconhecida e faleceu num naufrágio a 30 de junho de 1554 quando rumava a Lisboa em missão especial. Integrou a primeira expedição jesuíta liderada pelo Padre Manoel da Nóbrega, que acompanhou o primeiro governador geral do Brasil Tomé de Souza, desembarcando no Brasil no ano de 1549. Inicialmente exerceu o ministério em Ilhéus e Porto Seguro, mas logo recebeu missão especial, deslocando-se para São Vicente, capitania de Martim Afonso de Souza, ali fundando o Real Colégio de São Vicente, seminário e uma das primeiras escolas do Brasil. Para alguns historiadores a ele caberiam as honras de ter sido o primeiro Professor do Brasil. Ele teve importante papel na região do ABC, pois em 1550 em viagem a esta região, conseguiu agrupar portugueses que por aqui andavam dispersos e índios  e por meio da pregação da doutrina cristã, os convenceu a construir uma ermita dedicada à Santo André, em torno da qual surgiu um povoado. Em fevereiro de 1553, Tomé de Souza em visita a esse povoado, mandou fortificar o sítio elevando-o à categoria de vila, dando-lhe o nome de Vila de Santo André da Borda do Campo atualmente São Bernardo do Campo.
Fonte: Projeto Político Pedagógico 2012

HISTÓRICO

20191216_161211.jpg

A escola foi construída em 1966 e começou a funcionar em 09/03/1967, a cerimônia de inauguração ocorreu no dia 17 de abril do mesmo ano com a denominação Parque Infantil de Vila Euclides. De 1967 até hoje há muita história e boas lembranças.

Em nossos arquivos e registros históricos, com dados colhidos a partir de memória oral de antigos moradores do bairro, consta que esta região tinha como cenário a natureza, na forma de um bonito e verde vale com uma lagoa, onde hoje está localizada a Avenida Barão de Mauá.

Com o crescimento do bairro, a população sentiu a necessidade de uma escola para seus filhos menores, mobilizou-se e conquistou junto à Prefeitura a construção do Parque Infantil de Vila Euclides.

Em 22 de setembro de 1980, o então Prefeito Tito Costa, por meio do decreto nº 6610, denominou nossa escola de EMEI Padre Leonardo Nunes, em homenagem ao missionário jesuíta que integrou a primeira expedição que desembarcou no Brasil, juntamente com o primeiro Governador Geral Tomé de Souza e o Padre Manuel da Nóbrega no ano de 1549.

Desde então nossa escola cumpre sua importante tarefa educativa, oferecendo educação pública de qualidade, seguindo os princípios consagrados na Constituição: “escola é dever do Estado e direito do Cidadão”. Muitos dos antigos alunos já se tornaram pais e mães e seus filhos estudam aqui – entre brincadeiras e jogos, música e poesia, literatura e escrita, aprendem e desenvolvem-se, enfim deu início ao seu trajeto rumo ao conhecimento sistematizado, aos saberes e à cidadania.

Fonte: Projeto Político Pedagógico 2012

bottom of page